sábado, 14 de maio de 2011

SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA PM AJUDA NO COMBATE AO CRIME EM SOBRADINHO E TODO O DF

Por Ferreira Santos.










Os policiais militares da linha de frente os chamam de Águias. Outros de velado.  Os mais novos se referem a eles como sendo, Serviço de Inteligência (Águias) da Polícia Militar do Distrito Federal. As denominações, conhecidas no meio policial e pela sociedade não é o fator preponderante para essa tropa, mas sim, a luta contra o crime.
Referindo-me ao Serviço de Inteligência da PMDF. A importância das ações vem fazendo a diferencia na tropa no que diz respeito ao combate nas ações dos delinqüentes em todo o DF. E difícil uma ocorrência de apreensão de armas, drogas, pessoas foragidas da justiça, que não conte com a participação direta destes policiais da Inteligência. Os tempos são outros e a conotação e o foco são voltados para a proteção do cidadão.
 Treinados e capacitados dentro das diretrizes da Inteligência policial, após passarem por um processo rigoroso de seleção, com suas vidas minuciosamente investigadas, o policial não pode esta envolvido em nenhum fato que desabone a conduta quando é escolhido para fazer parte desta tropa de elite sem farda. O objetivo é apoiar o policiamento de  rotina das Cidades Satélites e Plano Piloto no combate a criminalidade.
A importância do Serviço de Inteligência da PMDF é indiscutível nos dias de hoje, em que os bandidos tentam de todas as maneiras cometerem ações delituosas com uso de novas estratégias, que precisam ser combatidas com inteligência e profissionalismo. A presença destes policia militares nas ruas das cidades do Distrito Federal, é de uma importância, que somente o policial fardado que trabalha numa viatura caracterizada da Polícia Militar e o cidadão quando se torna vitima de bandidos sabem dizer, o quanto sua existência é valiosa para a sociedade, no combate ao crime.
Sem aparecer na mídia e trabalhando sigilosamente, os Águias agem sorrateiramente nos desfechos de ocorrências de vulto ajudando diretamente os policiais das guarnições caracterizadas da PM em prisões e flagrantes de apreensões de armas de fogo, drogas, foragidos da justiça, homicidas, latrocídas e estelionatários em todo o Distrito Federal.
                                                                           
Uma dessas ações do Águia33 do 13º BPM de Sobradinho, foi registrada na noite desta quarta-feira (11), na AR 1 de Sobradinho II por volta das 20h20, e terminou na prisão de dois adultos e apreensão de uma arma de fogo e dois adolescentes acusados de roubar um farmácia.
Os quatros acusados usando de violência com funcionários e uma cliente, fugiram de bicicleta levando a importância de R$ 239,00 reais em espécie na direção a AR 1.
A equipe do Águia-33, fazia patrulhamento nas mediações momento que avistara os quatros acusados pedalando apressadamente, o fato chamou atenção do velado, (Águia33) que interceptou o grupo, os policias pediram apoio do GTOP 33. A prisão dos acusados foi realizada pelo Águia 33, antes mesmo da CIADE – Central de Integrada de Atendimento Despacho e Emergência da PM irradiar o roubo via rádio para os prefixos, os acusados já estavam presos pelo Águia 33 da PMDF.
Durante a abordagem o Águia 33, apreendeu na posse de um dos acusados um revolver calibre 22, duas munições intactas mais a importância de R$ 237,50 reais em espécie. Na 35ª DP de Sobradinho II, os acusados foram reconhecidos pelas vítimas como autores do roubo a farmácia. As vítimas se surpreenderam com a rapidez com que os autores do roubo foram capturados e elogiaram a ação dos policiais do Águia 33.
Os dois maiores de mesma idade, Robson da Silva Santos, 19 anos, e Michael da Conceição Oliveira (19), foram autuados em flagrante de roubo pelo delegado Alexandre do plantão da 35ª DP, os dois menores um (15) e outro de (17) anos foram levados para DCA – Delegacia da Criança e do Adolescente onde responderam por ato infracional análogo ao crime de roubo.

Um comentário:

  1. Muito importante o trabalho da inteligência da polícia militar, mas a comunidade tbm tem que ajudar, denunciem isso e de suma importância, tenha certeza de que toda denúncia é investigada. Trabalho perfeito do Águia 33.

    ResponderExcluir