OS FATOS QUE MERECEM DESTAQUES NO JORNALISMO COMUNITÁRIO: SEGURANÇA PÚBLICA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, ESPORTE, LAZER, CULTURA ENTRETENIMENTO. FERREIRA SANTOS - JORNALISTA.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

OLHA O QUE O JORNALISTA RENATO RIELLA ESCREVEU NO BLOG DELE


RENATO RIELLA


Brasília está vivendo há anos sob chantagem dos profissionais da Segurança Pública. Eles ganham os salários mais altos do Brasil e, mesmo assim, produzem constantes formas de “operação-padrão”, com ameaças gravíssimas a todos nós. Na verdade, pode ser dito, estão em “greve branca” há muito tempo, o que é uma atitude criminosa.
Isso me lembra aquela história do cara cuja mãe morreu e ninguém sabia como dar a notícia. Até que um homem mais velho, sábio, chegou perto dele e falou assim: ”Tenho uma péssima notícia para lhe dar: sua mãe morreu”. E acabou o problema.
É preciso que alguém diga a policiais e bombeiros que nenhum governador do Distrito Federal terá permissão do Governo Federal para aumentar os salários, por um motivo muito simples: esses salários são desproporcionais àqueles pagos às Forças Armadas, à Polícia Federal e aos trabalhadores da Segurança Pública em todos os estados brasileiros.
No momento em que vemos um homem de 66 anos, brigadeiro, ser morto, ao chegar em casa, por três bandidos num carro vermelho, perguntamos: até que ponto esse tipo de crime está ocorrendo por que a Polícia Militar do DF está quebrada no seu comando?
FUNDO CONSTITUCIONAL DO DF
TALVEZ SEJA UM MAL PARA BRASÍLIA

O Distrito Federal não existe como unidade da Federação. É totalmente dependente da União, que desperta ciúmes do Oiapoque ao Chuí pela dinheirada que derrama aqui.
Hoje me arrependo de ter ajudado o então governador Roriz a aprovar, no apagar das luzes de 2002, no Senado, o projeto que criou o Fundo Constitucional do DF. Na época, ocupando um cargo de muita influência junto ao então presidente do Senado, Ramez Tebet, lutei muito para que ele conseguisse votar o projeto brasiliense numa das últimas sessões do governo FHC. Toda essa conquista está ameaçada por reivindicações irresponsáveis.
O Fundo do DF deve despejar em Brasília cerca de R$ 14 bilhões em 2014, mantendo em bom nível financeiro as áreas de Saúde, Educação e Segurança, que respondem com péssimos serviços prestados à população de R$ 2,6 milhões.
Deputados federais e senadores de 26 estados vivem de olho nesse dinheiro e poderão, em algum momento, revogar a lei que criou o Fundo Constitucional do DF, levando Brasília a caminhar com as próprias pernas.
Enquanto isso não acontece, existe dentro da Polícia Militar, há anos, um movimento político anti-constitucional, exigindo mais e mais aumentos de salário.
O governador Agnelo Queiroz (e os seus antecessores) não têm coragem de dizer que “a mãe morreu” (ver exemplo acima).
Precisa ser dito que Dilma Rousseff não permitirá que bombeiros e policiais militares (e outros profissionais da Segurança) sejam beneficiados com remunerações acima do padrão brasileiro. Se concordar com isso ela perderá o resto do país num ano eleitoral. E Brasília pesa muito pouco no conjunto das 27 unidades da Federação.
Há algumas semanas, circulou nas redes sociais filmete no qual o secretário de Segurança Pública do DF, delegado da Polícia Federal Sandro Avelar, é ameaçado publicamente por um sargento da PM.
Este policial, discursando na frente de diversos outros policiais, ameaçou boicotar a realização da Copa do Mundo em Brasília se as reivindicações da sua categoria não forem atendidas. Dá para acreditar?
Num estado normal de forças, no qual houvesse a devida hierarquia, o secretário de Segurança deveria ter determinado a prisão imediata desse policial por insubordinação, tentativa de motim no navio. Mas Sandro Avelar é candidato a deputado federal e pode estar sendo restringido por esta situação particular (há muitos votos na PM).
O certo é que a Constituição proíbe manifestações sindicais na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Quando o indivíduo opta por esse tipo de profissão é informado, na origem, que deverá ter comportamento especial. Se aceitou, não tem o que reclamar – até mesmo porque, em Brasília, os policiais recebem comparativamente ótimos salários.
Assim, constatando que não existe consciência no Distrito Federal sobre este papel da Capital, mantida pela União de forma paternalista, acredito que o Fundo Constitucional vai acabar sendo revogado um dia.
Nós, em Brasília, precisamos aprender a andar com as próprias pernas. O dinheiro federal cai do céu. Entra aqui sem que façamos força nenhuma para isso

9 RESPOSTAS A POLÍCIA MILITAR NÃO PODE FAZER GREVE – MAS FAZ

  • Wílon Wander Lopes disse:
    Amigo Riella,
    Você bebeu? rsrsrs Você pode ter razão em muita coisa do que você disse, como sempre. Mas você talvez tenha se esquecido de que Brasília/DF é a capital do Brasil, o escritório de representação do país e, por isso, deve e precisa ser sustentada, ao menos em parte, como acontece, pela união – que aqui tem suas instituições, aliás indispensáveis a uma democracia, a um estado de direito democrático.
    Assim, sabendo de seus méritos, me assusta a sua posição, até porque pode fomentar um movimento nacional contra a Brasília que nos construímos.
    Cuidado, amigo, nossa Brasília, nosso Distrito Federal já tem muitos inimigos. Por favor, esteja sempre ao lado dos que defendem nossa brasília.
    Não está do jeito que a gente sonhava, mas pode piorar muito. No demais, tim tim…
  • yara mcnamara disse:
    Caro amigo Riella eu assino embaixo e discordo do senhor Wilon, a cidade está dominada pelos burgueses que não querem saber de nada da cidade, somente de sua ostentação, até mesmo porque, eles não depende um centavo do governo, nem para saúde, nem para educação, nem para segurança e pior, nem para a mobilidade. e a operação tartaruga nem terminou, continua desde 2010, eu espero que a presidente dilma assine a lei da unesco com o fim das policias militares de todo o brasil. acabou ditadura e não necessitamos mais de forças auxiliares do exército. tem disciplina militar mais funcionou muito bem durante a ditadura militar e não estão preparadas para democracia. e pior, esse ano iremos assistir a assassinatos em massa de militares, e já começou. brasilia é uma cidade pacifica sempre foi, mesmo com o aumento da violência continua sendo. agora os bandidos não tem mais medo da policia. pode ser civil, militar ou federal, vão matar sem dó. e já começou. e detalhe, eu quero ver as forças policiais com essa bobeira de operação tartaruga enfrentar os manifestantes dos blacks blocs ou anonymos, irão apanhar em rede nacional e pior, nem vão poder prender os manifestantes, todos são de jovens de menor de idade amparados pelo eca.
  • Victor disse:
    e QUE TAL FALAR DO ALTÍSSIMOS SALÁRIOS DOS AUDITORES DO DF, DO DETRAN DO DF. aLÉM DISSO, FALE TAMBÉM DO ALTÍSSIMO CUSTO DE VIDA DO DF, ONDE UMA KITNET PODE CUSTAR MAIS DE 250 MIL REAIS. O CARA É POLICIAL E VAI TER QUE MORAR EM CEILÂNDIA OU EM ÁGUAS LINDAS COM O SALÁRIO QUE ELE GANHA. DEIXA DE BABAR OVO DE DILMA, PROCURE SEU CAMINHO COM SEU TRABALHO, NÃO COM PUXA-SAQUISMO.
  • Flavio disse:
    A Polícia Militar, assim como o corpo de bombeiros, são forças auxiliares do exército, e como tais, não podem fazer greves, paralisações ou qualquer outro tipo de demonstração. comparativamente os policiais militares e bombeiros militares do df ganham mais do que as forças de outros estados, mas na realidade são esses policiais de outros estados é que ganham mal, muito mal.
  • Flavio disse:
    A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, são Forças Auxiliares do Exército, e como tais, não podem fazer greves, paralisações ou qualquer outro tipo de demonstração. comparativamente os Policiais Militares e Bombeiros Militares do DF ganham mais do que as Forças de outros Estados, mas na realidade são esses policiais de outros Estados é que ganham mal, muito mal, sem considerar que o custo de vida aqui na Capital Federal é mais alto do que no resto do país. Com os salários atuais, os servidores da Segurança Pública já são obrigados a morarem na periferia… Imaginem se os salários fossem iguais aos do resto do país…
  • Jair Tedeschi (Cel PM Ref Tedeschi) disse:
    Meu caro amigo, permita-me comentar sobre o artigo; há acertos e erros em seu fundamento. primeiramente, como capital do pais abrigamos aqui todos os poderes e as representações diplomáticas é por essa razão, e o amigo sabe muito bem, que se criou o fundo constitucional; pm e bm não podem e não fazem greve, mas reivindicar é lícito em qualquer segmento; o que se cobra ao governo é o cumprimento de “promessas de campanha” e o diálogo ou a falta deste. lógico que se quer melhoria salarial mas não é esta a principal pedida. em seu artigo sobre os postos policiais você dá um mote para a resposta – falta de estrutura – o pm e o bm têm trabalhado desmotivado e a cada troca de comando (já foram cinco) mais se fica desestruturado. Temos buscado soluções como brasilienses para voltarmos à segurança tão desejada. abraços
  • sandro pereira da cunha disse:
    Bom dia, sou policial militar e confesso que já não aguento mais ouvir dizer que somos a polícia mais bem paga do brasil. por gentileza, antes de fazerem este comentário, procurem se informar. hoje, nominalmente falando, ocupamos o 3ª lugar e se levarmos em consideração o custo de vida, passamos a 13º lugar. companheiro, depois de 5 anos sem reajuste salarial, gostaria de saber qual categoria permaneceria trabalhando normalmente como se nada tivesse acontecendo. como já foi dito, hoje lutamos pelo cumprimento de promessas de campanha. entendemos que nenhum político é obrigado a prometer nada a ninguém, mas se prometeu, tem que cumprir. assista ao vídeo e tire suas conclusões:https://www.youtube.com/watch?v=0VQRxJJH4wE
  • Adriana silva soares disse:
    não vejo ninguém reclamar quando professores,policiais civis, agentes penitenciários,detran,médicos etc fazem greve e todas essas categorias têm o melhor salário do país.
  • Chico treva disse:
    cARO JORNALISTA, A PM NÃO ESTÁ EM GREVE BRANCA, ESTAMOS APENAS CUMPRINDO O QUE DETERMINA A LEI. mE FALE ONDE ESTÁ ESCRITO QUE O POLICIAL MILITAR PODERÁ ANDAR ACIMA DA VELOCIDADE DA VIA? ONDE ESTÁ ESCRITO QUE DEVEMOS ANDAR COM ROTOLIGHTS LIGADOS NO PATRULHAMENTO? NOS ARRISCAMOS POR QUE GOSTÁVAMOS, JÁ NÃO NOS ARRISCAMOS MAIS. AGORA APRENDI A TER AMOR PELA MINHA FAMÍLIA, PELA MINHA FILHA QUE ESPERA O MEU RETORNO PARA CASA SÃO E SALVO. QUERO UM PLANO DE SAÚDE DESCENTE, NÃO PRECISA SER MUITO DESCENTE, MAS QUE PELO MENOS FUNCIONE. GOSTARIA DE TER MINHAS FOLGAS RESPEITADAS, E QUANDO NÃO FOSSE POSSÍVEL RESPEITAR, QUE PELO MENOS ME BONIFICASSEM EM $. SOU UM SER VIVO, SOU CONSTITUÍDO DE CÉLULAS VIVAS E NÃO DE MOLÉCULAS DE FERRO OU ELEMENTOS RADIOATIVOS. TENHO SANGUE QUE CORRE EM MINHAS VEIAS. TENHO PROBLEMAS PSICOLÓGICOS E FÍSICOS, EU CHORO, EU SINTO DOR. O GOVERNADOR DO DF É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELO QUE ACONTECE AQUI. FORAM FEITAS TREZE PROMESSAS A NOSSA CATEGORIA, NENHUMA CUMPRIDA. CANSEI DE TOMAR PEDRADA, GARRAFADA, CUSPIDA… SÓ FAÇO O QUE DETERMINA A LEI. ATÉ QUE SEJAMOS REALMENTE VALORIZADOS. PARE DE SER DEMAGOGO. OLHE A RAIZ DO PROBLEMA OU ESTÁ RECEBENDO DINHEIRO POR ESSE TIPO DE REPORTAGEM? QUER O PLUS? PAGUE O PLUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ACUSADO DE AMEAÇAS NO TRÂNSITO DE TAGUATINGA USANDO SIMULACRO DE PISTOLA É PRESO PELA PM NA ASA NORTE

PM PRENDE ACUSADO DE AMEAÇAR MOTORISTA COM SIMULACRO DE PISTOLA Por Ferreira Santos. fonte: PMDF/CCS   A Policia Militar do DF prendeu um ho...